resultsfirstpreviousnextendavançadohome

Cobertura do sarcófago de Teuris

7069a.jpg
7069b.jpg 7069c.jpg 7069d.jpg
7069e.jpg 7069f.jpg

A cobertura abaulada do sarcófago exibe uma imagem da proprietária. Usa um vestido longo com 'clavi' nos lados e junto da cabeça. As mãos com pulseiras e um anel, a guirlanda, os seios e os pés são apliques em estuque. O rosto é uma máscara em estuque, fixada à parte na cobertura. A forma do rosto é um pouco triangular, com olhos grandes, um nariz bastante largo e uma boca pequena. O estilo do cabelo é romano. Das orelhas pendem brincos e do pescoço dois fios de contas. O colarinho do vestido é modelado em estuque, em cor-de-rosa com algumas faixas verdes; a metade inferior é pintada com três registos. De alto a baixo estão representados Tot como íbis com a pena de Maet, coroado por um crescente e uma lua cheia; um falcão com a coroa dupla; e Tot como babuíno sentado, coroado por um crescente e uma lua cheia. O espaço até aos pés está cheio de faixas de rosetas e triângulos. O suporte é bastante grande. Diante dos pés, que usam sandálias, está pintada uma imagem de uma deusa (Ísis?), fazendo uma libação de água de dois vasos em louvor de duas aves ba, de pé em ambos os lados. Na sua cabeleira longa com fita encontra-se um disco solar com duas serpentes sagradas. As aves Ba levantam as mãos para captar o esguicho e seguram uma faca nas garras. No lado inferior do suporte está representado Osíris como uma múmia de pé, com a coroa-atef, um colar, um traje de múmia decorado e uma capa de penas. Nas mãos, que estão opostas, segura os ceptros-nekhakha e -heka. A imagem é limitada por uma coluna de texto à esquerda e uma à direita, e por uma faixa igual e uma decorada no lado superior. Em cima encontra-se um disco solar alado.
Na cabeceira abaulada está pintado um falcão com asas estendidas. Segura dois ceptros com a pena de Maet e é coroado por um disco solar com duas serpentes sagradas. O falcão é ladeado por duas figuras em cada lado da cabeça. A direita encontra-se uma deusa, coroada da coroa dupla e levantando ambas as mãos em adoração; atrás dela encontra-se um sacerdote, vestido de um saiote longo com franja na orla, usando um colar e uma calote sobre a cabeça. Numa mão segura um ceptro-uase, e levanta a outra em adoração. A esquerda do falcão encontra-se uma outra deusa, usando um vestido longo e apertado que é decorado com asas, com a coroa "atef" e também levantando ambas as mãos em adoração; atrás dela encontra-se um sacerdote que se repruduz também do lado direito.
Nos lados da cobertura estão pintadas duas cenas. No lado direito encontra-se Osíris sentado atrás de um altar, enquanto Ísis-Hathor está de pé atrás dele. Osíris usa um saiote curto, braceletes, um colar e a coroa 'atef'. O trono no qual está sentado, e o altar estao situados num pequeno estrado. O deus segura um ceptro-uase e um signo "ankh". Na cabeça de Ísis-Hathor encontram-se cornos de vaca e um disco solar. A deusa segura um ceptro papiriforme "uadj" e um signo "ankh". O altar tem um pé na forma de uma flor de lótus; em cima existem três oferendas e um ramo de flores. Em frente de Osíris encontra-se um sacerdote, vestido de um traje longo com franja, com os braços estendidos. Além disso usa uma calote na cabeça e sandálias. Faz uma libação com um jarro de bico. Atrás dele existem as figuras seguintes: Anúbis, vestido de um saiote longo e axadrezado, conduz a defunta. Olha para trás (para ela) e segura um lenço na outra mão. Teuris segura um signo "ankh" na mão livre. Hórus com cabeça de falcão deita água de um vaso sobre ela; também ele usa um saiote longo e axadrezado. Na outra mão segura os ceptros "nekhakha" e "hekat". Depois segue um deus serpente com duas pernas, usando a coroa dupla e segurando com duas mãos um lenço. Hathor com cabeça de vaca segura um lenço e um signo "ankh". Os quatro filhos de Hórus, vestidos de um traje de múmia com duas fitas, usando um colar e coroados de um disco solar, seguram com duas mãos um pano. Nekhbet com cabeça de abutre, usando um longo vestido apertado com decoração de asas e com a coroa "atef", segura um lenço. Uadjit com cabeça de serpente segura também um lenço e um signo "ankh". A fila termina por uma deusa da qual a cabeça representa um objecto desconhecido; segura uma chave (?) e um signo "ankh".
No lado esquerdo da cobertura estão pintadas as seguintes imagens: Anúbis, vestido de um saiote longo e axadrezado, encontra-se perto da balança com qual o coração deve ser pesado. Atrás dele existe um altar de cornos (?) e a seguir o monstro que devora o cioração dos impuros, representado como um misto de hipopótamo e leão com uma faca nas garras e um disco solar. Sob a balança existem quatro boiões; no espaço à esquerda está representado um par de orelhas e à direita um par de olhos. A direita da balança encontra-se Hórus com cabeça de falcão, vestido de um saiote longo e axadrezado. Levanta uma mão em adoração, na outra segura os ceptros "nekhakha" e "hekat". Atrás dele Tot com cabeça de íbis anota o resultado da pesagem, vestido com um saiote curto decorado com asas e coroado por um crescente e uma lua cheia. Atrás de Tot estão sentados os quatro filhos de Hórus, vestidos de trajes decorados, usando um disco solar na cabeça e munidos de um signo "ankh". Depois segue um ataúde na forma de um leão, no qual está deitada uma múmia que é lamentada por duas deusas em ambos os lados. Sobre as imagens nos lados da cobertura está pintada uma linha horizontal de texto. A maior parte das figuras usa braceletes nos pulsos e nos braços, e também um colar. As figuras femininas usam um vestido longo e apertado com dois 'clavi', que é abotoado sob o peito - excepto duas deusas que usam um vestido decorado de asas.

Localização actual

MUSEU ALLARD PIERSON [06/002] AMSTERDAM

Número do inventário

APM 7069

Sitio

PROVENIÊNCIA DESCONHECIDA

Categoria

TAMPA DE SARCÓFAGO

Material

MADEIRA; GESSO; LINHO

Técnica

PINTURA SOBRE ESTUQUE; ESTUCADO

Altura

64 cm

Comprimento

32.5 cm

Profundidade

175 cm

Tradução

(1) a serem ditas por Osíris, o primeiro dos Ocidentais, senhor de Abidos, filho primogénito de Geb, bom juiz(?), belo de rosto: Que seja dada toda a vida, poder e durabilidade, toda a saúde, toda a alegria a Teuris, para sempre e em perpetuidade, tudo.
(2) a serem ditas por Ísis, grande em magia, a primogénita do corpo da sua mãe Nut, senhora do céu, protectora de : Glorifiquemos o deus que está na barca da manhã, jubilemos a terra.
(3) Palavras a serem ditas por Osíris, o primeiro dos Ocidentais, senhor de Abidos, filho primogénito de Geb.
(4) a serem ditas por Ísis, grande em magia, a primogénita do corpo da sua mãe Nut, senhora do céu, protectora de Ré.

Bibliografia