glossárioclose

Horemheb

Horemheb.jpg

Horemheb era o comandante do exército de Tutankhamon, e tornou-se regente com poderes especiais. A sua tarefa era restaurar a ordem no Egipto e reparar a má reputaçao militar do Egipto no Próximo Oriente. Embora de início também tenha servido fielmente Ai, o sucessor de Tutankhamon, tal mudou quando este tentou fazer um príncipe hitita seu sucessor através de um casamento diplomático. Horemheb foi adquirindo poder e, no final da XVIIIª Dinastia, tornou-se ele próprio rei.
Os egípcios viam eles próprios Horemheb como o primeiro rei de um novo período. Embora tenha reinado por mais de vinte anos, pouco se sabe do ser reinado; sabemos no entanto que quis iniciar reformas no governo. A nível internacional, a situaçao era calma. Sobreviveram bastantes monumentos de Horemheb, includíndo edifícios perto do Serapeum em Saqqara, uma estela de Karnak, e estátuas de Horemheb com vários deuses. Deitou abaixo os templos de Amen-hotep IV (Akhenaton) em Karnak e construíu outros. Usurpou também muitas das inscriçoes de Tutankhamon, talvez porque descrviam as suas próprias campanhas militares. Na margem ocidental do Nilo, em Gebel el-Silsila (Kheny), existe uma grande capela escavada na rocha, pertencente a Horemheb, e na qual este se econtra representado com sete divindades. Durante muito tempo nao se soube ao certo onde estava localizado o túmulo de Horemheb.
Vários objectos em museus indicavam que Horemheb deveria ter tido um outro túmulo para além do no Vale dos Reis (KV57), construído antes da sua subida ao trono. No entanto, ninguém sabia onde este se encontrava. Foi só em 1975 que foi descoberto em Mênfis. Há bastantes relevos neste túmulo, com belos detalhes, alguns mostrando o modo como os prisioneiros de guerra eram tratados no Egipto.