glossárioclose

Fénix

Phoenix.jpg

Entre as forças adoradas em On (Heliópolis), estava o pássaro benu, descrito nos Textos das Pirâmides como uma espécie de alvéola, mas representado como uma garça a partir do Império Médio. O nome "benu" tem origem provavelmente no verbo "ueben", "erguer-se", do qual derivou também a palavra "benben". O nome refere-se à associaçao feita entre este pássaro com a criatura que aparecia na recém criada terra, no início da criaçao. Através da sua ligaçao com os tempos primordiais, foi-lhe dada a designaçao de "o que se criou si mesmo", e era visto como a manifestaçao do próprio deus criador/primordial. Por isso, Atum aparecia aparentemente com a forma de pássaro benu na casa benben duraçao a criaçao.
Para além de estar associado a , o pássaro benu estava também associado a Osíris a partir dos Textos dos Sarcófagos; foi de uma manifestaçao de Osíris ou do Ba de Osíris que "saíu o coraçao de Osíris". Através desta associaçao, o pássaro benu pode ser também encontrado nos escaravelhos do coraçao.
Parece ter havido uma ligaçao entre a garça benu e o pássaro Ba. Nos Textos dos Sarcófagos, a passagem sem obstáculos pelo outro mundo está ligada ao pássaro benu, e no Livro dos Mortos, o pássaro benu é uma das formas que os mortos aspiravam ter - através da sua associaçao com o Ba, garante ao defunto a capacidade de se transformar. No Período Tardio, o pássaro benu era meamo usado como a letra para ba, e tornou-se símbolo da renovaçao da vida após a morta. Foi este o simbolismo adoptado pelos gregos e pelos patriarcas da igreja católica. Embora haja muitos elementos nos mitos mais tardios da fénix que nao se encontram em fontes egípcias, esses, poderiam ter uma origem egípcia, por exemplo, a morte em chamas da fénix evoca o aparecimento da ave à luz do nascer do sol, e o eterno retorno da fénix que, segundo Tácito, seguia o ciclo Sótico, é reminiscente da associaçao que no antigo Egipto o pássaro benu tinha com o tempo, eternidade e regeneraçao.
O centro principal do culto do pássaro benu era em Heliópolis, mas existiam outros centros no Egipto por exemplo, um "benu grande" era adorado em Heracleópolis, mas havia também um culto a benu em Edfu. A ligaçao entre o pássaro benu e os grandes deuses Atum, Ré e Osíris desempenhou certamente um papel importante na difusao do culto.