glossárioclose

Oásis

Quicktime VR Oasis.jpg

A palavra egípcia para oásis, wh3t, aparece em textos tao antigos quanto o Império Antigo, e nos reinados de Pepi I e Pepi II havia mesmo governadores destacados especialmente para estas áreas. Segundo os egípcios, havia sete oásis - Kharga, Dakhla, Farafra, um entre Farafra e Bahriya, Bahriya, o Wadi Natrun e Siwa. Estao ainda por descobrir vestígios de templos, fortes, aldeias e cemitérios nos oásis no deserto ocidental.
Os oásis forneciam uvas e tâmaras e eram também importantes elos de ligaçao com as rotas comerciais para zonas mais remotas. Há indícios de que durante os Impérios Médio e Novo, pessoas em fuga iam para os oásis de Kharga e Dakhla, e durante a XXIª dinastia havia asilos para refugiados políticos.
O oásis de Siwa é famoso pela tentativa falhada de Cambises de o conquistar em 525 BC, e pela visita de Alexandre o Grande para consultar o oráculo de Amon. A cidade de Híbis fica no oásis Kharga e era um importante centro de transporte e de comércio. Híbis é famosa principalmente pelo seu templo de Amon, o único preservado do período de 1100-300 a.C.