glossárioclose

Florença

Quicktime VR Florence.jpg

O Museu Egípcio de Florença é o segundo museu egípcio mais importante em Itália, logo depois do Museu Egípcio de Turim. Encontra-se no Museu Arqueológico. O primeiro conjunto de antiguidades egípcias de Florença foi adquirido no séc. XVIII para as colecçoes da família Medici, e foi substancialmente aumentado durante o séc. XIX. Leopoldo II em especial, o Grao-Duque da Toscânia contribuíu bastante para aumentar a colecçao ao começar a sua própria colecçao em colaboraçao com Carlos X, rei de França. Financiou também a expediçao ao Egipto em 1828 e 1829, dirigida por Jean-François Champollion, que decifrou a escrita hieroglífica, e pelo seu amigo e discípulo Ippolito Rosellini, de Pisa, que mais tarde se tornaria o pai fundador da egiptologia em Itália. Muitas peças foram adquiridas durante esta expediçao, ou através de escavaçoes arqueológicas ou através de compra aos 'dealers' locais. Uma vez de regresso à Europa, as peças foram divididas entre o Museu do Louvre, em Paris, e Florença.

O Museu Egípcio de Florença foi fundado oficialmente em 1855. Ernesto Schiaparelli, um egiptólogo de Piedmonte, que veio a ser mais tarde o director do Museu Egípcio de Turim, mudou a colecçao egípcia para um novo edifício em 1880 e re-organizou-a. Antes de se mudar para Turim, Schiaparelli aumntou também ele bastante a colecçao ao dirigir escavaçoes no Egipto e através de aquisiçoes. O último conjunto de colecçoes a entrar no Museu Egípcio de Florença consistiu de doaçoes por parte de particulares e instituiçoes académicas. A doaçao de achados pelo Instituto de Papirologia de Florença merece especial mençao. Estas peças foram encontradas no Egipto entre 1934 e 1939, e incluem uma colecçao de tecidos coptas que está entre as mais ricas e importantes colecçoes coptas do mundo.

O Museu Egípcio de Florença tem neste momento mais 14 000 peças, espalhadas por mais de nove salas e dois armazéns. Grande parte do espaço da exposiçao foi recentemente renovado e a disposiçao das peças feita por Schiaparelli foi substituída por uma baseada em ordem cronológica e, onde possível, topográfica. A colecçao contém material datado desde o Período Pré-Histórico ao Copta, e inclui importantes séries de estelas, recipientes, estatuetas funerárias, amuletos e bronzes de vários períodos.

Das peças mais importantes e interessantes, as seguintes sao merecedoras de especial atençao: estátuas do reino de Amen-hotep III, o faraó mais importante da XVIII dinastia; um pilar do túmulo de Seti I; um copo de boca larga em faiança com lábio de secçao quadrada; o equipamento da ama da filha do faraó Taharqa; o retrato de uma mulher do Faiyum; a colecçao de tecidos coptas; e um grupo importante de moldes de gesso do séc. XIX.

objectos:


MUSEO ARCHEOLOGICO NAZIONALE/MUSEO EGIZIO [05/027]