Na Época Baixa, o culto de animals desenvolveu-se rapidamente no Egipto. Numerosos gatos eram mumificados como manifestações das deusas-gatas e sepultados em cemitérios sagrados para gatos. Bronzes de gatos tornaram-se oferendas votivas populares. Um exemplo muito atractivo é este gato sentado com olhos embutidos. Como muitas vezes acontece, a cauda está enrolada em volta da perna direita virada para a frente. O desenho do pêlo está marcado por uma série de incisões. Uma égide, o peitoral da deusa Bastet, foi gravado no peito. Gatos egípcios em bronze têm muitas vezes a presença de um escaravelho no topo da cabeça, que pode ser considerada uma maneira curiosa de representar a mancha visível no pêlo entre as orelhas. Do mesmo modo, os leoes têm umas rosetas no ombro substituindo o tufo de pêlo que estes têm na realidade.
Katalog " Osiris, Kreuz und Halbmond", Mainz (1984) 26, Nr. 12.
Satzinger, H., Ägyptisch-Orientalische Sammlung, Kunsthistorisches Museum Wien. museum (1987) 72.
Satzinger, H., Das Kunsthistorische Museum in Wien. Die Ägyptisch-Orientalische Sammlung. Zaberns Bildbände zur Archäologie 14. Mainz. 1994.
Seipel, W. (ed.), Götter Menschen Pharaonen, Speyer (1993) = Dioses, Hombres, Faraones, Ciudad de México (1993) = Das Vermächtnis der Pharaonen, Zürich (1994).